terça-feira, 7 de junho de 2011

VISITAS ILUSTRES.

       No dia 07 de junho do ano de 2011, visitou anossa escola o ilustríssimo Deputado Angelo Vanhoni e com ele também veio o Secretário Executivo do MEC o Professor Francisco Chagas.




Deputado Angelo Vanhoni.
Professor Francisco Chagas e a nossa Secretária de Educação Professora Elvira.



Olha o Pioli aí.....Até a TV Serra do Mar esteve aqui.







Conversa descontraída no Refeitório.














Todos na Sala de Informática.




Cantinho da Leitura.



Visitando a Sala do AEE.

Foto de despedida.
     Hoje, dia 07/06, o Secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes e o Deputado Federal Ângelo Vanhoni visitaram a nossa escola.

Conheceram as novas dependências da escola e visitaram as salas de Informática e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Assistiram a uma aula de capoeira e posaram para foto com os nossos alunos na hora do almoço.

     Participaram desta visita também as professoras Elvira, nossa Secretária de Educação,  Vívian, nossa Superintendente de Políticas Públicas e Poliana, Chefe das Escolas em Tempo Integral.
                               Plano Nacional de Educação - PNE
     O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

    Universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais são metas mencionadas ao longo do projeto, bem como o incentivo à formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação em geral, avaliação e acompanhamento periódico e individualizado de todos os envolvidos na educação do país — estudantes, professores, profissionais, gestores e demais profissionais —, estímulo e expansão do estágio. O projeto estabelece ainda estratégias para alcançar a universalização do ensino de quatro a 17 anos, prevista na Emenda Constitucional nº 59 de 2009.

    A expansão da oferta de matrículas gratuitas em entidades particulares de ensino e do financiamento estudantil também está contemplada, bem como o investimento na expansão e na reestruturação das redes físicas e em equipamentos educacionais — transporte, livros, laboratórios de informática, redes de internet de alta velocidade e novas tecnologias.

    O projeto confere força de lei às aferições do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) — criado em 2007, no âmbito do PDE — para escolas, municípios, estados e país. Hoje, a média brasileira está em 4,6 nos anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). A meta é chegar a 6 (em uma escala até 10) em 2021. Outra norma prevista no projeto é confronto dos resultados do Ideb com a média dos resultados em matemática, leitura e ciências obtidos nas provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Em 2009, a média foi de 395 pontos. A expectativa é chegar a 473 em 2021.

     O novo plano dá relevo à elaboração de currículos básicos e avançados em todos os níveis de ensino e à diversificação de conteúdos curriculares e prevê a correção de fluxo e o combate à defasagem idade-série. São estabelecidas metas claras para o aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população.

     Entre outras propostas mencionadas no texto estão a busca ativa de pessoas em idade escolar que não estejam matriculadas em instituição de ensino e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários de programas de transferência de renda e do programa de prestação continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência. O documento determina a ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, com revisão desse percentual em 2015.

                                  Acesse o
Projeto de Lei. ( Fonte : Página do MEC )

        Agradecemos a visita e estamos de portas abertas a todos que desejam conhecer a nossa escola .

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