A NOSSA ESCOLA

ESCOLA MUNICIPAL “PRESIDENTE CASTELO BRANCO”
RUA: MARIO MACAGGI S/Nº


IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
ESCOLA: Municipal Presidente Castelo Branco
ENTIDADE MANTENEDORA: Prefeitura Municipal de Paranaguá
RUA: Mario Macaggi                                                        N°: s/nº
BAIRRO: Vila Horizonte                                                  
CIDADE: Paranaguá                                                        ESTADO: PR
CEP: 83206180
TELEFONE: (41) 3420-2874
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL


a)    Histórico    
A Escola Castelo Branco fica localizado na Rua Mário Macaggi, s/nº, bairro Vila Horizonte, na zona periférica,telefone (41) 3420-2874, CEP 83.206-180, sob a resolução nº 1297/84 ,e recebeu este nome em homenagem ao Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, homem de cultura universal. Nasceu em Fortaleza a 20 de outubro de 1900, foi um militar e político brasileiro, primeiro Presidente do Regime Militar instaurado pelo golpe militar de 1964.
            Nomeado chefe do Estado-Maior do exército por João Goulart em 1963, Castelo Branco foi um do líderes do Golpe de Estado de 31 de março de 1964, que depôs Goulart. Eleito presidente pelo Congresso, assumiu a presidência em 15 de abril de 1964. Durante seu mandato, Castelo Branco desmantelou a esquerda do Congresso e aboliu todos os partidos. Ele promoveu reformas econômicas e tributárias, e foi sucedido pelo seu ministro de Guerra, Marechal Costa e Silva. Castelo Branco faleceu em Fortaleza no dia 18 de julho de 1967, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo. Era filho do General Cândido Borges Castelo Branco e de Dona Antonieta Alencar Castelo Branco.
          Este Estabelecimento de Ensino foi inaugurado no dia 28 de julho de 1972, no ano do Sesquicentenário da Independência do Brasil com o nome de Grupo Escolar Presidente Castelo Branco.
          Construída com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Paranaguá, contava com seis salas de aula, dois banheiros, parte administrativa e uma grande área livre para prática de esportes e lazer.
        Em 1973, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 5692/71, passou a chamar-se Unidade Escolar Municipal “Presidente Castelo Branco”, implantando gradativamente o ensino de 5ª a 8ª série, vindo a formar a primeira turma em 1976.
          Em 1977, com a extinção da Escola Municipal “São José”, todos os alunos e professores passaram para o Castelo Branco.
No ano de 1984, através do ato nº 1297/84, foi reconhecida oficialmente como Escola Municipal “Presidente Castelo Branco” - Ensino de 1º Grau e no ano seguinte foram construídas mais duas salas de aula para implantação em 08 de abril de 1985, do Ensino Especial. 
Com o crescimento populacional do bairro Vila Horizonte e adjacentes, houve a necessidade da construção de mais três salas de aula, possibilitando a abertura de novas vagas e a implantação da Pré-Escola.
No ano de 2001, seguindo normas do MEC, com a municipalização do Ensino de 1ª a 4ª série, findou gradativamente o ensino de 5ª a 8ª série. Passou a escola a oferecer somente e Educação Infantil e o Ensino de 1ª a 4ª série.
No ano de 2008 foram construídos mais 3 blocos sendo que o primeiro contem 8 salas e dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, o segundo com 6 salas com 2 banheiros e o terceiro bloco com a parte administrativa, com cozinha e um amplo refeitório.
Previsão futura:
Laboratório de informática
Sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado mantido pela Secretaria Municipal de Educação, nos termos da Legislação em vigor.

b)   Organização Escolar
A Escola Municipal Presidente Castelo Branco oferece os cursos de Educação Infantil, 1ª a 4ª série, Ensino Especial, Sala de Recurso e sala de Reeducação Visual. Com previsão para sala de A.E.E. e laboratório de informática.
Educação Infantil
A expansão da Educação Infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Por outro lado, a sociedade esta mais consciente das importâncias das experiências na primeira infância, o que motiva demandas por educação institucional para crianças de 05 anos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil - Lei 9394/96, estabeleceu de forma incisiva o vínculo entre o atendimento às crianças de 0 a 05 anos e a educação.
A Educação Infantil considera-se como a primeira da educação básica, tendo como finalidade e desenvolvimento integral das crianças até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições e deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças.
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental de 9 (nove anos) tem como proposta o acesso a educação geral, com ênfase no pensar, experimentar, criar e descobrir, proporcionando ao educando construir o seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que desenvolve a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum. Esta modalidade com duração mínima de 05 anos terá a carga horária mínima anula de 800 horas, distribuídas por no mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
Artigo 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 a jornada escolar do Ensino Fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula.
Ensino Especial            
Declaração Mundial de Educação para todos.
Educação Inclusiva
Conferência Mundial sobre Necessidades Especiais: Acesso e Qualidade
As pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso as escolas comuns que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança, capaz de atender a essas necessidades.
Adotar com força de lei ou como política, o princípio da educação integrada que permite a matrícula de todas as crianças em escolas comuns, a menos que haja convincentes para o contrário.
Na nossa escola, Castelo Branco, a inclusão adaptar-se-á, transformar-se-á, para onde inserir em suas classes regulares, crianças e jovens portadores de deficiência que estão em busca do seu pleno desenvolvimento e exercício da cidadania e onde todos os envolvidos possibilitem o cultivo dos bens sociais e culturais, considerando as experiências e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.
Sala de Recurso
É um serviço de natureza pedagógica, no qual o professor especializado em educação especial realiza a complementação ou suplementação curriculares, utilizando equipamento e material específico. Esse serviço realiza-se preferencialmente nas escolas e quando não se tem essa condição, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades especiais dos alunos, como clínicas parceiras da escola. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos. O trabalho tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades sensoriais e intelectuais, motoras e de prontidão que antecedem o processo de aquisição de leitura e escrita, em busca de maior integração do movimento, pensamento e linguagem.
Sala de Reeducação Visual - CAEDV
Devido à grande demanda e procura por atendimento especializado na área visual em Paranaguá, houve a necessidade de desenvolver ações preventivas no sentido de realizar triagem para identificação do problema e mediante a avaliação e laudo médico oftalmológico e diagnosticado evitando o agravamento da doença da visão.
Cabe, portanto, ao centro de atendimento na área atender: os alunos da rede municipal com o laudo oftalmológico à estimulação visual, orientação e mobilidade para criança com visão subnormal e cegas, o tratamento terapêutico e educacional dos alunos da rede municipal de Paranaguá.
Nesta sala a Reeducadora visual dá um suporte com acompanhamento escolar à aluno da rede municipal de ensino, para que este possa relacionar-se e desenvolver-se potencialmente, exercendo assim, sua cidadania integrando e interagindo na sociedade.
Projetos
Procuramos nos envolver com projetos, pois sabemos que assim o interesse da parte dos alunos aumenta, porque os envolvem e os fazem trabalhar no contexto delineado. Assim, a escola oferece os seguintes projetos:
- PROERD Programa de Erradicação das Drogas – em parceria com a Polícia Militar do Paraná.
- Conscientização dos alunos dos perigos que as drogas oferecem.
- Projeto do Meio Ambiente – onde levamos os nossos alunos a acreditar na preservação do meio ambiente como preservação da vida, junto a esse projeto encontramos parcerias como a empresa Arcor que viabiliza o concurso anual Amigos do Mar. 
- Projeto Folclore – levando a cultura do nosso País, Estado e Município aos nossos alunos.
- Sacolinha de leitura – vem de encontro às necessidades dos nossos alunos em levar a leitura até suas casas, fazendo com que a família esteja envolvida com a literatura.
- Datas Comemorativas - Faz parte do nosso calendário permanente, datas especiais que comemoramos em nossa escola, com festividades para uma melhor convivência social, já que os alunos participam ativamente dos acontecimentos.
Atendemos 376 alunos, distribuídos em 17 turmas, com 26 professores, com uma equipe técnica pedagógica composta com 03 assistentes(s) administrativo(s), 01 secretario geral, 05 funcionários de serviços gerais, 02 merendeiras. 02 vigias, 02 coordenadoras pedagógicas,02 orientadoras educacionais e 01 diretora.